Aumenta número de países que restringem liberdade religiosa, diz estudo

Print Friendly, PDF & Email

15:00, 20/09/2012

Redação Época

Tags: Pew Research Center, Religião

 

Um novo estudo publicado nesta quinta-feira (20) pelo instituto de pesquisa americano Pew Research Center mostra que aumentou, nos últimos anos, a quantidade de países que restringem atividades religiosas. Segundo o estudo, pelo menos três quartos dos 7 bilhões de habitantes do planeta vivem em países onde existe hostilidade envolvendo algum grupo religioso.

O estudo avalia se a legislação dos países contempla o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos – que diz que todos têm direito a liderdade de pensamento e religião. Além disso, avalia restrições legais como proibir a construção de templos religiosos, limitar símbolos de fé ou favorecer uma religião em detrimento de outras.

De acordo com o estudo, 37% dos 197 países pesquisados mostraram níveis altos de restrição a alguma religião, um aumento de seis pontos percentuais em relação ao estudo anteiror, de 2009.

A   restrição a práticas religiosas cresceu em todos os continentes – incluindo   América e África subsaariana, duas regiões do mundo onde as restrições estava   diminuindo nos últimos anos. A intolerância religiosa cresceu não apenas em   países onde o nível de hostilidade já é alto, como na Indonésia e Nigéria,   mas também em países de baixas restrições, como Suíça e Estados Unidos.

O estudo classificou dezoito países no grupo dos que mais restringem religião: Egito, Indonésia, Maldivas, Arábia Saudita, Afeganistão, Irã, Uzbequistão, Tunísia, Eritreia, China, Síria, Mianmar, Rússia, Vietnã, Iêmen, Azerbaijão, Argélia e Belarus. O Brasil aparece na lista dos 93 países com pouca ou nenhuma restrição a atividade religiosa. Países europeus, especialmente os que debateram ou aprovaram recentemente leis restringindo o uso da burca, como França e Alemanha, aparecem no grupo de restrições moderadas.

Confira o estudo na íntegra, em inglês. Rising Tide of Restrictions on Religion

http://colunas.revistaepoca.globo.com/ofiltro/2012/09/20/aumenta-numero-de-paises-que-restringem-liberdade-religiosa-diz-estudo/

Publicado em: 20/09/2012

Comentário: Mudanças estão acontecendo no mundo. Íamos até o final da primeira década deste século em direção a um aparente aumento das garantias das liberdades individuais e religiosas, mas, como que por algum poder misterioso, está ocorrendo uma guinada a um retrocesso. Mesmo assim, o poder de DEUS, há muito prometido, será concedido a Seu povo, e a proclamação do alto clamor será realizada em todo o mundo, a todas as tribos, línguas e nações. E onde se encontram as tribos que mais necessitam desta proclamação é que vemos o aumento das restrições religiosas. Mas isto não afetará  o desempenho do povo de DEUS. Pelo contrário, a profecia se cumprirá, como sempre foi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *