Banco do Vaticano aceita dinheiro até de mafiosos

Print Friendly, PDF & Email

banco do vaticanoSérgio Almeida

As intrigas e conspirações do Vaticano voltam a servir de matéria ficcional a Luís Miguel Rocha. A filha do Papa parte de um rumor – a possibilidade de Pio XII e a sua companheira terem tido uma filha –, mas, segundo o autor de A virgem, descreve com exatidão a realidade quando coloca a nu o que considera ser o suspeito edifício financeiro do Vaticano.

Mais do que ligação entre o Pio XII e a Madre Pasqualina, da qual terá resultado uma filha, concorda que as principais novidades do livro têm que ver com funcionamento pouco claro do Banco do Vaticano?

Com o livro, os leitores vão conseguir perceber como funciona este banco de investimento, onde existe um paraíso fiscal que conta com dinheiro de mafiosos ou partidos políticos.

Por mais duvidosa que seja a proveniência, nenhuma verba é negada?

É verdade. Como explica Gianluigi Nuzzi em Vaticano S.A., o dinheiro vinha até escondido em caixas de sapatos… Como um bispo ou um cardeal tem passaporte diplomático, consegue imunidade. Curiosamente, Bento XVI tudo fez para combater essa praga, mas rodeou-se das pessoas erradas, como Tarcisio Bertone. Apesar de não ter ganho a batalha, teve um gesto importante, porque é muito provável que agora a União Europeia ameace com impostos sobre transações financeiras. Não nos podemos esquecer que o Vaticano é uma luta de poder constante.

Um Papa que faça frente aos poderes não aguenta muito tempo no poder?

Se for um Papa forte politicamente como João Paulo II, sim. Se for fraco do ponto de vista político, como Bento XVI, não aguenta. Foi um Papa limpador, não reformador. Só em 2010 é que ele se apercebeu que estava muito mal assessorado. Quando o biógrafo lhe perguntou por que não mudava de secretário, ele desculpou-se, alegando que estava muito velho.

Já se tinha resignado, mesmo antes de ter resignado.

Exato.

É muito crítico em relação ao círculo íntimo dos Papas. O Cardeal Bertone representa muito do que o Vaticano tem de perverso?

Foi um péssimo secretário de Estado. Além de ser arrogante, inoportuno e ter o ambiente todo minado, é um adepto do clientelismo. Nem sei se acredita em Deus…

Gostava que a identidade da suposta filha do Papa fosse revelada?

Se me fosse dada essa hipótese, optaria por não escrever o livro. Porque isso significaria torná-la real e é uma responsabilidade muito grande. Esta história é baseada num rumor. Se é ou não verdade, isso ultrapassa-me.

Alterou a imagem que tinha de Pio XII?

Ele foi muito injustiçado. Ficou com a fama de ser cúmplice dos nazis, mas o seu único “crime” foi ter estado na Alemanha durante 13 anos. Recebia nazis como outros dignitários. Agora que temos os dados todos, é fácil acusá-lo. Mas, na altura, o que Hitler estava a fazer era desconhecido da maioria. Ele mandou falsificar certidões de batismo em favor dos judeus, por exemplo. Só no Vaticano viviam três mil. Foi um Aristides de Sousa Mendes em larga escala. Basta dizer que terá salvo 800 mil judeus. Para mim, foi o melhor Papa do século XX.

Concorda que a melhor maneira de alguém perder a fé é conhecer os meandros de qualquer religião?

No Vaticano há duas estruturas, a religiosa e a política, e ambas raramente se tocam. O que me faz duvidar da Igreja é a forma como, teoricamente, dizem que abraçam toda a gente, mas aos poucos vão excluindo os homossexuais, os divorciados, os que são a favor do aborto ou usam preservativo. Ou estamos todos ou não está nenhum.

Fonte: http://www.jn.pt/blogs/babel/archive/2013/03/25/quot-o-vaticano-aceita-dinheiro-at-233-de-mafiosos-quot.aspx

Comentário: Não haja dúvidas, para o desfecho do grande conflito, muitos segredos virão a público. Muitos escândalos serão desvendados. Muitos maus testemunhos ficarão visíveis. Bem antes do juízo final, grandes revelações sobrevirão ao mundo, e as pessoas terão informações claras, sejam da Bíblia, sejam dos fatos, para tomarem as decisões de repercussão eterna com a consciência limpa. Elas saberão a respeito da verdade, tudo o que for necessário. Aos poucos isso vem sendo desvendado, já no presente momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *