Estudo transformador de vidas

Print Friendly, PDF & Email

Estudo transformador de vidas

Versão 1ª, de 01/03/2010

 

 

Nesse esquema estamos orientando a quem desejar, sobre como proceder para crescer na experiência cristã. Nós, do povo de DEUS, não podemos nos dar ao desleixo de “perecer por falta de conhecimento” (Oséias 4:6). Para termos conhecimento sobre a verdade, aqui estamos propondo orientações simples, que cada um pode adaptar à sua condição de vida. As orientações são apresentadas em 3 itens: 1º) estudo da Bíblia; 2º) estudo da lição da Escola Sabatina; 3º) estudo dos livros do Espírito de Profecia. Esse é o mínimo que cada Adventista do Sétimo Dia deveria estudar para buscar conhecimento e se educar na verdade, preparando-se para vencer nesta vida e alcançar a vida eterna. Adapte ao seu caso, pois são apenas proposições e idéias de como estudar, e esteja melhor preparado para enfrentar os desafios a todos aqueles que desejam ser salvos para sempre.

 

  1. 1.      Estudo da Bíblia

O Ano Bíblico não é a única maneira para nos enriquecermos com o conhecimento da Bíblia que contém a vontade de DEUS. Muitos não fazem o ano bíblico porque requer muita leitura, e na realidade há um único dia do ano para se iniciar. Há outras maneiras de estudar a Bíblia, com proveito transformador na vida. Podemos aqui escolher uma delas, que mais se adapte a cada caso, e todos os dias ler um trecho do sagrado livro. Um ponto importante, é fortemente desejável ler a sua Bíblia todos os dias. Bom é iniciar o dia tendo lido algum trecho. Antes da leitura, é imprescindível que faça uma oração para pedir o poder do ESPÍRITO SANTO que o ajude na compreensão. Após a leitura, ore mais uma vez agradecendo e pedindo para saber colocar em prática. Não vai entender tudo, isso pode acontecer. O que não puder entender, aceite pela fé, pois esse livro tem por autor o próprio DEUS, pode confiar n’Ele. Os profetas apenas redigiram o que Ele os inspirou. E o que entender, coloque imediatamente em prática, busque moldar a sua vida conforme os escritos nesse livro.

Um alerta. A Bíblia contém muitos exemplos de vida. Há exemplos maus e exemplos bons. É óbvio que devemos seguir os bons exemplos, dos quais, o perfeito é o de JESUS. Com base no exemplo d’Ele podemos julgar os dos outros personagens bíblicos, e saber o que nos serve como orientação e o que nos serve para ser evitado.

A Bíblia contém um conjunto de princípios que, se os descobrirmos, é importante que os coloquemos em prática. A essência desses princípios está nos Dez Mandamentos, cujo ponto central é o amor a DEUS e ao próximo. Assim sendo, se obtivermos conhecimento desses princípios não será difícil julgar o que hoje se apresenta a nós, se é conveniente ou se não é. Precisamos desses princípios para julgar as coisas que vem do mundo, se podemos integrá-las em nossa vida, ou se devemos rejeitá-las.

Apresentamos a seguir, de forma bem sintética, doze planos de estudo da Bíblia. Cada cristão deve ter um plano de leitura e estudo da Bíblia. Isso demonstra organização e valorização das coisas de DEUS. Escolha o plano que mais se adapte a sua situação de vida, e passe a estudar o livro de DEUS todos os dias. Quando nos referimos a ‘estudar’, significa não uma simples leitura. Deve-se ler, meditar, entender o contexto em que foi escrito e em especial aplicar em nossa vida e principalmente ensinar aos outros, por meio de palavras e por meio de exemplo e testemunho de vida. Assim estaremos não apenas adquirindo conhecimento bíblico, mas também obtendo proveito prático para a vida nesta Terra e para a vida eterna, e influenciando outros na mesma direção.

Como ler proveitosamente a sua Bíblia? Sugestão: leia um trecho e pare para pensar sobre o que leu. Isso é meditação. Então leia outro trecho refletindo sobre ele, e assim por diante. No final de uma leitura com reflexão, destaque pontos importantes para pensar neles durante o dia. À noite, ao deitar, ou um pouco antes disso, pode meditar sobre o que leu. Isso ajuda a mudar as atitudes. Faz grande diferença se pensarmos nas coisas do alto, como diz Ellen G. White. Também é importante não deixar de entender o contexto em que cada trecho foi escrito. Para isto, pode consultar enciclopédia bíblica se tiver, ou o comentário bíblico adventista, que é muito bom.

 

Planos de leitura e estudo da Bíblia para escolher:

a)      Semestre bíblico

Ler 6 capítulos de domingo a sexta-feira e 10 aos sábados. Em seis meses lê toda a Bíblia.

b)     Ano bíblico

Ler 3 capítulos de domingo a sexta-feira e 5 aos sábados. Em uma ano lê toda a Bíblia.

c)      Ano e meio bíblico

Ler 2 capítulos de segunda a sexta-feira e 3 aos sábados e domingos. Lerá a Bíblia em um ano e meio. Sobram 50 dias para recapitulações ou se preferir, para reiniciar novo estudo.

d)     Biênio bíblico

Ler 1 capítulo de segunda a sábado e 7 no sábado mais domingo. Lerá a Bíblia em dois anos. Sobram 50 dias para recapitulações ou se preferir, para reiniciar novo estudo.

e)      Biênio e meio bíblico

Ler 1 capítulo de segunda a sexta-feira e 4 no sábado mais domingo. Lerá toda a bíblia em 30 meses.

f)       Triênio bíblico

Ler 1 capítulo de domingo a sexta-feira e 2 aos sábados. Lerá a Bíblia em três anos. Sobram 50 dias para recapitulações ou se preferir, para reiniciar novo estudo.

g)      Um capítulo

Se fizer o propósito de ler 1 capítulo todos os dias, vai ler toda a Bíblia em 40 meses, ou em três anos e quatro meses.

h)     Dois capítulos

Ler 2 capítulos todos os dias. Em 20 meses (um ano e oito meses) lê toda a Bíblia.

i)        Três capítulos

Ler 3 capítulos todos os dias. Em 17 meses (um ano e cinco meses) lê toda a Bíblia.

j)       Quatro capítulos

Ler 4 capítulos todos os dias. Em 10 meses, menos de um ano, lê toda a Bíblia.

k)     Cinco capítulos

Ler 5 capítulos todos os dias. Em 8 meses lê toda a Bíblia.

l)        Tempo indeterminado

Ler pelo menos 1 capítulo por dia, mas sempre que puder, ler mais, por exemplo, 2, 3, ou mais. Dessa forma não há expectativa de tempo para a leitura, mas estará obtendo conhecimento diário da parte de DEUS.

 

 

  1. 2.      Estudo das lições da Escola Sabatina

As lições diárias da Escola Sabatina são, na verdade, um curso sobre a verdade bíblica. Quem levar a sério esses estudos, em pouco tempo terá adquirido vasto conhecimento da Bíblia. E são estudos muito fáceis, no entanto, proveitosos para a vida prática, sim, deve sempre mudar em sua vida a cada vez que descobrir que ela não confere com o que aprendeu. E existe a inestimável vantagem de a cada sábado reunir-se em um pequeno grupo e debater os assuntos estudados. O debate, a troca de idéias, é algo fantástico para se aprender mais e para se obter entusiasmo pela transformação. Adquirir conhecimento e por ele ser transformado abre a mente para mais conhecimento, e para mais transformação. É um círculo virtuoso. O estudo dessas lições é, que se saiba, a melhor oportunidade para a preparação de seres humanos para a vida eterna. E é nesses estudos, bem como nas leituras da Bíblia, que o ESPÍRITO SANTO tem oportunidade ímpar para santificar a vida das pessoas, se elas desejarem.

Como estudar a Lição da Escola Sabatina? Sugerimos aqui orientações bem simples, para iniciar. Siga as orientações e bem logo vai se surpreender o quanto aprendeu e como sua vida melhorou.

a)      Oração preparatória

b)      Ler o texto correspondente ao dia, anotando e sublinhando (ou pintando, etc.). Essa parte é vital para entender melhor.

c)      Sempre consultar a Bíblia nos versos em que a lição sugere isso, e responder as perguntas conforme entendeu. Pode conferir a sua resposta com a sugerida pela própria lição.

d)     Bom é ter um dicionário ao lado, para entender melhor certas palavras. Quem tem computador com internet, pode mais facilmente consultar vários dicionários virtuais. Isso enriquece a compreensão do estudo.

e)      Pode também consultar comentários bíblicos se tiver. O comentário adventista tem em CD, e pode ser copiado para o HD de um computador, facilitando a consulta. Esse comentário é muito bom e confiável.

f)       Muitos gostam de ler comentários sobre a lição. Eles também enriquecem a amplitude da compreensão. Há comentários e resumos na internet. Mas cuidado para não ficar apenas no comentário, daí já não é produtivo. O bom é estudar primeiro a sua lição e depois ler algum desses comentários e/ou resumos.

g)      Elaborar perguntas e questionamentos. Tenha uma postura crítica (não confundir com criticismo, que é nocivo), ou seja, faça perguntas relacionadas aos “por quês”. A postura crítica cria a capacidade de entender mais profundamente as razões dos escritos e saber melhor como colocá-los em prática para a sua vida, bem como sobre aconselhamento a outras pessoas.

h)      Debater com outros. Para isso a melhor oportunidade é na recapitulação na própria Escola Sabatina. A troca de idéias é uma excelente maneira de se expandir e aprofundar o conhecimento, bem como muitas vezes de corrigir erros de compreensão. Portanto, tendo oportunidade de debater além do que se faz na Escola Sabatina, bom proveito com isso terá. Por que não fazemos isso quando nos visitamos uns aos outros?

i)        Fazer a aplicação à sua vida. Esse é o ponto principal. Aplicar o que aprendeu em sua vida. Quanto tiver que mudar algo, faça-o já, e quando puder reforçar algo que já faz corretamente, isso é muito bom. Ou seja, sempre é bom realizar duas perguntas: o que devo mudar em minha vida? O que devo reforçar em minha vida? Utilize esses estudos para fazer um diagnóstico diário de sua vida espiritual.

j)        Um capricho proveitoso é anotar num papelzinho algumas idéias importantes para relembrar durante o dia. Essas idéias podem ser aspectos que deseja mudar em sua vida, ou outras idéias.

k)      Oração de agradecimento pelo que aprendeu

 

Um alerta importante. Aqueles que estudam suas lições, mas não mudam nada em suas vidas, com o tempo tem a tendência de se tornarem apenas conhecedores teóricos, sem o desenvolvimento da capacidade de aplicar o conhecimento na prática. Muitos desses perdem a capacidade de aprofundamento no conhecimento da verdade, pois ele se aprofunda quando o praticamos. É aí que vem as perguntas e as curiosidades mais relevantes.

 

  1. 3.      Estudo dos livros do Espírito de Profecia

Todo adventista deve ler também os livros de Ellen Gold White. Eles não são tão importantes quanto a Bíblia, ela mesma diz isso, mas ajudam a entender a Bíblia, a interpretá-la de modo correto em relação às nossas crenças. Nessas leituras aplicam-se os mesmos modos que já sugerimos para o estudo da Bíblia ou da Lição da Escola Sabatina. Você deve escolher o livro que mais lhe interessa. Se vai iniciar a leitura, comece por algum livro de menor número de páginas, como “O maior discurso de CRISTO” ou o “No deserto da tentação”. Vai descobrir o seguinte, trata-se de uma leitura tão atraente que depois de ler por alguns dias, não quer mais parar. Todos os livros dela são ótimos de se ler. Eles não possuem o que alguns autores usam, que é “encher lingüiça”, ou seja, parágrafos que não dizem muita coisa.  Nesses livros cada linha, cada parágrafo sugere conhecimento relevante. Por isso não pode ter muita pressa em concluir a leitura de um livro. Aliás, mais que a quantidade de leitura vale a sua profundidade, é muito mais proveitosa e transformadora. E existem mais de 60 livros e compilações. Aliás, quem tem o CD do Espírito de Profecia, facilmente pode fazer as suas compilações (conjuntos de citações em relação a determinado assunto). Uma sugestão, faça sua própria compilação de citações, para assuntos em que deseja obter conhecimento. Vai gostar de fazer isso, e é bem fácil para quem tem computador e o CD de seus livros.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *