Idade Média está voltando?

Print Friendly, PDF & Email

francisco

O papa Francisco afirmou dia 12 de abril que somente a Igreja Católica está habilitada a interpretar a Bíblia. As demais interpretações são subjetivas, segundo ele. “O Concílio [Vaticano II] lembrou com grande clareza: tudo o que está relacionado com a maneira de interpretar as Escrituras está, em última análise, sujeito ao julgamento da Igreja, que realiza o seu mandato divino e o ministério de preservar e interpretar a palavra de Deus”.

O papa afirma que há uma “unidade indissolúvel” entre a Bíblia e a tradição, são uma única coisa. “A Sagrada Tradição transmite a Palavra de Deus plenamente (….) Desta forma, a Igreja tira a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas não só nas Sagradas Escrituras. Uma como a outra devem ser aceitas e veneradas com sentimentos semelhantes de piedade e respeito”, ele afirmou em um discurso. O que o papa está dizendo é; “a insuficiência de qualquer interpretação sugestiva, ou simplesmente limitada a uma análise incapaz de acolher o significado global que tem sido construído há séculos pela tradição de todo o povo de Deus.”

Portanto, a interpretação da Bíblia não pode ser feita individualmente, mas deve vir autenticada pela tradição da igreja. Essa declaração define o que a Igreja Católica sempre defendeu, mas que nesses últimos tempos, em nome do Ecumenismo, estava um pouco adormecido. Ela confronta com o que dizem as igrejas protestantes, e até mesmo o que defendem alguns teólogos católicos como Hans Küng, que todos podem interpretar livremente as escrituras, por meio do poder do ESPÍRITO SANTO, que DEUS concede a cada um que creia.

Fonte das citações: http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/renuncia-do-papa/papa-apenas-a-igreja-e-capaz-de-interpretar-as-escrituras,d6e8f62483efd310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Observação: A Bíblia chegou às mãos do povo. Esta é uma situação diferente da Idade Média, quando poucos podiam ter acesso às Escrituras Sagradas. E aqueles que a liam, mudavam de opinião e saíam da igreja tradicional. Esse é o grande medo dos líderes da Igreja Católica, que os fiéis leiam e se convertam a JESUS, saindo do catolicismo, isto é, cumprindo o “saia dela povo Meu” (Apoc. 18:4). Aliás, isto está acontecendo, em massa, nesses dias, e o processo irá aumentar. Muitos fiéis, até padres e pessoas de altos escalões estão lendo a Bíblia, e como Lutero, estão se posicionando. Ellen G. White, sobre isso, escreveu que a Igreja Católica teme que seu povo leia a Bíblia, e nela encontre a verdade, bem diferente da tradição. Mas, felizmente hoje não é mais possível frear a pesquisa nas Sagradas Escrituras. Há bilhões de Bíblias pelo mundo, e a cada dia, milhares são fabricadas e vendidas. O papa está fora da realidade. A questão é: como se poderia hoje proibir a leitura da Bíblia? O papa jesuíta já começou o jogo duro contra a palavra de DEUS.

11 comments for “Idade Média está voltando?

  1. oliveira josé
    Abril 18, 2013 at 11:37 am

    Eu penso que esta excusividade interpretaiva que o Papa mencionou é apenas uma declaração para causar uma convicção de fé nos Catolicos fiéis da igreja. Eu penso que teologicamente foi infeliz… Haja visto que os teologos e eruditos sabem da bagagem de culpa de sangue que a Igreja Catolica tem através dos séculos… Ainda mostrado pelo Papa anterior que o dogma da infabilidade papal tão cultuado pelos mesmos foi destruido com a renuncia do teologo e pontifice Bento 16.Temos de ter em mente que a Biblia é a palavra de Deus. Muitos dogmas da Igreja Catolica foi formuladao por homens sem inspiração divina. Uma das regras de fé é não depositar nossa fé em homens….

  2. Abril 18, 2013 at 1:40 pm

    Que pena, o papa francisco caiu em meu conceito. Ele fala muito em tradição. Onde encontro isto na bíblia? Já ouvi de um padre que proibia os fiéis a ler a bíblia porque isto causava loucura!
    Tudo o que é ensinado, dito, praticado, FORA das Escrituras é enganação.Sola Scriptura!

  3. Abril 18, 2013 at 2:26 pm

    Em breve serão conhecidos os verdadeiros adoradores de DEUS, que seguem os 10 mandamentos conforme êxodo 20, devemos pedir o batismo do Espirito Santo, e seguirmos em leitura, oração, vida de obediencia e amor ao próximo, pois o que há de vir virá, e não tardará. Ora vem Senhor JESUS, amém…

  4. Denivaldo
    Abril 18, 2013 at 6:15 pm

    O desejo de Francisco é retomar o pensamento da Idade Média, momento este em que a igreja assume o papel de decidir, tanto em assuntos de consciência como de fé. Cuidado amigos, a igreja Católica, através de seu representante maior, começa a defender pressupostos que eram bem comuns no período da Santa Inquisição.

    • wagner
      Abril 21, 2013 at 12:39 am

      O que meus irmãos em Cristo Jesus acha de cada um andar no caminho que a Bíblia de cada Igreja cada Igreja trouxe através dos tempos e escrever sua trajetória através dos dois mil e treze anos de existência, dar seus testemunhos das necessidades para preservar a fé e dar vida as escrituras sagradas onde era perseguidos por diversos reis, e todos hoje que criticam e da testemunhos que a Igreja esta retornado a inquisição, que o Papa e a besta ou outras intrigas, fofocas, julgamentos e verdades que impõe, sera que estas pessoas eé um cristão verdadeiramente que encontrou na palavra de Deus que a Igreja dele trouxe através destes 2013 anos realmente esta escrito que devemos criticar profanar a fé de A ou de B ou a Bíblia que esclarece e norteia a fé de outra Igreja prega que tem que falar mal de outra crença julgar ou condenar e dizer que um Pastor ou mesmo o Papa é a besta. Bom eu amarei a Deus de toda a minha alma e força e honrarei pai e mãe. E tradiçõ vem desde os primórdio dos tempo, leam a Bíblia. E tenham a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

  5. Eduardo Dias
    Abril 19, 2013 at 9:05 am

    Só omite a verdade todo aquele que não a cumpre. As Escrituras Sagradas são o lema e o caminho que devemos trilhar nas nossas vidas, com regras, determinações e o rigor do cumprimento da palavra de Deus em tudo o que está escrito. Felizmente cada vez mais há Bíblias vendidas por todo o Mundo, traduzidas nas mais diversas línguas, para que assim todo o ser humano possa ter acesso e obedecer à Palavra Divina, sem desvios e interpretações fora do contesto desde o Géneses ao Apocalipse. Para além de na própria Bíblia dizer, Ide e divulgai por todo o Mundo a palavra de Deus para que todos possam ter a salvação. Cumprir os Mandamentos escritos pela mão do próprio Deus. O Papa descreve que só a Igreja Católica pode interpretar a Bíblia, pois Ele bem sabe infelizmente o quão diferente esta mesma Igreja interpreta e alterou os ensinamentos Divinos a começar pelos próprios Mandamentos.

  6. Péricles
    Abril 19, 2013 at 10:31 am

    Por mais que ele tente,nunca derrubará a verdade.

  7. FABIO COSTA
    Abril 24, 2013 at 3:20 pm

    E CONHECEREIS A VERDADE,E A VERDADE TI LIBERTARÁ! JO 8:32

  8. Rosane Fonseca
    agosto 31, 2013 at 11:01 pm

    É assustador estar cara a cara com o inimigo! Mas temos um general poderoso que é Cristo o Senhor, e no tempo certo colocará tudo no seu devido lugar. Ap.21.

  9. Andre
    setembro 29, 2015 at 10:59 am

    A livre interpretação que causa essa grande divisão nos cristãos. As igrejas evangélicas cada uma tem sua verdade e nenhuma se entende com a outra, daqui a alguns anos viveremos como no oriente médio. Pode ter certeza do que digo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *