Música gospel, adoração a quem?

Print Friendly, PDF & Email

Música gospel, adoração a quem?

 

A revista Veja tem uma seção onde recomenda filmes, DVDs, CDs, livros etc. Chama-s “VEJA Recomenda”. Recortamos algumas recomendações de CDs, com partes das descrições nas recomendações. Falam por si sobre quais são as músicas parentes da música gospel. Leia e depois reflita, se gospel serve para adorar a DEUS.

 

 

CD, SONNY, PLEASE, Sonny Rollins (Universal

“O saxofonista de 78 anos é uma das últimas lendas vivas do jazz. Rollins participou de discos importantes do trompetista Miles Davis e do pianista Thelonious Monk e lançou pelo menos dois clássicos irretocáveis – Saxophone Colossus e Tenor Madness, ambos de 1956. É também um dos ícones do hard bop, vertente do jazz que adicionou ao gênero elementos do blues e do gospel.  …  A banda que acompanha Rollins é de alto calibre – os destaques são o baterista e produtor Steve Jordan e o trombonista Clifton Anderson, sobrinho de Rollins”

Fonte: VEJA Recomenda – 27-08-2008

 

 

CD, Lifeline, Ben Harper & the Innocent Criminals (EMI) – No início de carreira, o cantor e guitarrista parecia um cruzamento de Jimi Hendrix com Bob Marley. Do primeiro, Harper herdou o virtuosismo e o blues. A contribuição de Marley estava na linguagem do reggae (aquela batida que fez de Harper o cantor predileto entre os surfistas) e nos refrãos pegajosos. Em Lifeline, o cantor amplia seu leque de referências musicais. O blues e o reggae convivem agora com gêneros como o gospel e a música country.”

Fonte: Revista VEJA | Edição 2028 | 3 de outubro de 2007 – 03-10-2007

 

 

CD. Undiscovered, James Morrison (Universal) – A imprensa britânica saudou o cantor de 21 anos como “o novo Otis Redding”, e seu disco de estréia foi aclamado como um clássico da música negra. Exageros à parte, a voz de Morrison impressiona, bem como sua biografia. Ele se familiarizou com o rhythm’n’blues por meio da coleção de discos de sua mãe, fã de artistas do quilate de Al Green e Stevie Wonder. Há dois anos, foi descoberto por um olheiro da gravadora Universal, que o colocou em estúdio acompanhado pelos melhores instrumentistas que um artista poderia desejar. Undiscovered mostra um artista de primeira categoria, influenciado não apenas pelo soul, mas também pela música gospel americana.

Fonte: VEJA on-line – 28-02-2007

 

 

CD, The Best Of, Blur (EMI) – No início dos anos 90, as bandas Blur e Oasis tentaram imitar o clima de rivalidade que ditou a carreira dos Beatles e dos Rolling Stones na década de 60. As duas atacavam-se mutuamente pela imprensa e lançavam compactos ao mesmo tempo, só para conferir qual era a preferida do público inglês. É certo que boa parte dos duelos foi ganha pelo Oasis, mas o Blur, como mostra esta coletânea, sempre foi mais versátil. A banda tem uma trajetória interessante. Ela atualizou o som psicodélico de conjuntos como Kinks e The Who – ícones do rock britânico dos anos 60 – e flertou com a androginia (como na faixa Girls & Boys). A melhor fase do grupo, no entanto, ocorreu a partir de 1997, com o lançamento do CD Blur. As fontes musicais do Blur, daí em diante, foram o rock independente e o gospel americanos.

Fonte: Veja on-line – 08-11-2000

 

 

CD, The Very Best of, Ray Charles (WEA) – Para quem não dispõe de nenhum CD de Ray Charles em sua discoteca, essa coletânea vem a calhar. … Foi ele o responsável pelo surgimento da soul music, um dos ritmos mais populares no mundo todo. Isso remonta à década de 50, quando o artista misturou os blues ensandecidos que tocava ao piano com aquele coral típico das igrejas gospel americanas. Esse cruzamento é muito bem ilustrado em faixas como Hallelujah I Love Her So e What’d Say, que tiveram grande repercussão na época em que foram lançadas. A receita foi aproveitada por cantores de todas as cores, raças e credos.

Fonte: Veja 26/7/2000 – 26-07-2000

 

 

CD, Moby (EMI) – O músico e DJ americano Richard Melville Hall (ele é descendente do escritor Herman Melville, autor de Moby Dick, daí seu nome artístico) desfruta do mesmo prestígio dos principais artistas da música pop atual. Suas canções são utilizadas em comerciais e 18 foi aguardado com a mesma ansiedade que um disco do U2. Isso se deve ao fato de Moby, que iniciou sua carreira nos clubes de música eletrônica, não se limitar ao bate-estaca. As faixas do novo CD foram criadas sob influência do blues e da música gospel, para só depois ganharem um verniz tecno.

Fonte: VEJA on-line – 22-05-2002

 

 

A música gospel é apenas uma parte do grande número de outras músicas, de adoração a satanás. É a mais próxima, a mais parecida à música de louvor a DEUS, mas não é louvor ao Criador. Faz parte de um conjunto de músicas que louvam ao que quer ser DEUS, mas nunca será.

Ou estamos enganados, isto é, esses cantores e seus CDs, com as demais músicas das quais a gospel é parente, estão de fato, legitimamente prestando culto a DEUS, O Criador?

 

Prof. Sikberto R. Marks

Em: 16-10-2008

 

6 comments for “Música gospel, adoração a quem?

  1. julho 17, 2015 at 6:04 pm

    ORE COMIGO
    ESTA MUSICA FOI FEITA EM ORA DE AFLICAO , HOJE SEI QUE ORAVA AO SENHOR,E A VITORIA VEIO,HOJE VIVENDO AS PROMESSAS DE DEUS.

    • novembro 15, 2015 at 8:57 am

      E com bastante alegria que este comentario vos fasso chegar, primeiro lá vai as minhas saudaçôis. Eu Henrique miguel pesso a quem ler este comentário
      fassa chegar aos responsaves ou seja ao
      departamento do desenvolvimento das (Liçôis da escola sabatina) no brazil.ja ha um mes que nao me enviam as liçôis nao sei o porque? Estou bastante periocupado nao avendo liçôis o estudo diario para o meu lar está morto.pesso
      para q nao parem estou orando para q o milagre acontesa DEUS vos abensoa UK.
      ..

  2. Abril 25, 2016 at 12:43 am

    Baixe nossa música.
    Ministério Virtude
    Qualquer dúvida clica no meu nome ou me escreva.

  3. Maio 4, 2016 at 11:26 pm

    Vc gosta de músicas evangélicas?
    Baixe nossa música.
    Qq dúvida, me manda um e-mail.

  4. julho 18, 2016 at 5:42 pm

    Curso gospel, contém apostilas e 230 vídeo aulas práticas e teóricas de violão que lhe ensinam a tocar em menos de 30 dias começando absolutamente do ZERO, passo a passo. Clique no meu nome e saiba mais.

  5. Lud
    setembro 18, 2016 at 1:01 pm

    Fala irmãos, a paz do Senhor, peço licença pra pedir cada um de vocês para visitar meu canal, eu faço cover de cantores gospel, gostaria de pedir que visitem meu canal se gostar se inscreva e ajude a divulgar, compartilhando, comentando e dando like, Deus abençoe voces

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *