Presidentes israelense e palestino vão se encontrar no Vaticano em 8 de junho

Print Friendly, PDF & Email

 

quinta-feira, 29 de maio de 2014 15:25 BRT Imprimir [-] Texto [+]

CIDADE DO VATICANO (Reuters) – O presidente israelense, Shimon Peres, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, vão se reunir no Vaticano e rezar pela paz juntos em 8 de junho, anunciou o Vaticano nesta quinta-feira.

O papa Francisco convidou os dois líderes para realizar um encontro de oração sem precedentes durante sua viagem à Terra Santa, na semana passada.

O Vaticano disse que os dois aceitaram que a reunião seja realizada na tarde de domingo. Na manhã do domingo, o papa presidirá uma missa de Pentecostes na Praça São Pedro.

O papa, que fez o convite surpresa no fim de uma missa em Belém no sábado, disse a jornalistas a bordo do avião que o levava de volta a Roma que ele não estava se envolvendo diretamente no estagnado processo de paz no Oriente Médio.

Mas ele disse que espera que a reunião de oração ajude a criar uma atmosfera que contribua para uma eventual retomada das negociações. Ele afirmou que um rabino e uma autoridade islâmica também devem participar, sem dar mais detalhes.

(Reportagem de Philip Pullella)

Fonte: http://br.reuters.com/article/topNews/idBRKBN0E921A20140529

Comentário: É grande a expectativa sobre os resultados desta reunião de oração dos três líderes, o papa e os dois presidentes, de Israel e da Palestina. Até o presente momento, todas as tentativas de paz falharam. Se o papa der início a algo que mais tarde resulte em frutos bons, ele se torna maior que os presidentes das maiores nações do mundo. Porém, o objetivo do papa não é só a paz na região, mas também a unidade entre as três grandes religiões monoteístas do mundo. Isso ele já está conseguindo, existe um certo entusiasmo nesse sentido por parte dos judeus e dos muçulmanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *